terça-feira, 13 de março de 2012

Presença de paramilitares aumenta em território colombiano

Os grupos estão presentes em 406 municípios de 31 departamentos do país

Em 2011 aumentou a presença de grupos paramilitares na Colômbia. Os grupos estão presentes em 406 municípios de 31 departamentos do país, o que significa um aumento de 147 localidades a mais do que em 2008, quando estavam presentes em 259.

O Instituto de Estudo para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz), dedicado ao estudo do conflito armado na Colômbia, informou que “ao longo de 2011 foram detectados eventos em 406 municípios do país e reincidências em 271”.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) atuaram em 249 municípios; o Exército da Libertação Nacional (ELN) em 65 e o Exército Popular de Libertação (EPL) em sete. “Os Rastrojos, Urabeños, Paisas, Águias Negras e Erpac são os grupos narcoparamilitares que têm conseguido consolidar-se ao longo do território nacional, sendo os dois primeiros os que têm maior reincidência”, detalhou o informe elaborado pela ONG.

O diretor de Indepaz, Camilo González, destacou que “a análise nos permite demonstrar que estes grupos têm se reproduzido desde 2006”, quando foram desmobilizadas as chamadas Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC, paramilitares de extrema direita).

“Nos últimos quatro anos, em 271 municípios (dos mil e 100 existentes na Colômbia) estes grupos tem atuado sob diferentes denominações”, apontou.

González explicou que estes irregulares “herdaram os negócios (do narcotráfico), as áreas de influência e de mobilidade dos grupos desmobilizados em 2006. Houve uma mutação e isso nos permite falar de desmobilizações parciais e, inclusive, falsas. Houve fraude na entrega de listas (de desmobilizados) e de armas”.

O documento detalha que “Farc e ELN – os dois mais importantes grupos insurgentes do país – em ocasiões têm somado forças para enfrentar os grupos narcoparamilitares, retomando zonas rurais do sul e sudoeste colombiano”.

http://www.brasildefato.com.br/node/8887

Nenhum comentário:

Postar um comentário