domingo, 8 de abril de 2012

MST inicia abril vermelho e promete 50 ocupações na Bahia

Jornada de mobilizações lembra massacre de sem-terra ocorrido no Pará em 1996

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) iniciou neste fim de semana, na Bahia, o chamado abril vermelho, jornada de mobilizações que lembra o assassinato de 19 sem-terra em 1996, no episódio que ficou conhecido como massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará.

Os protestos começaram na Bahia, com a ocupação de uma fazenda de 1.200 hectares, de propriedade da Suzano Papel e Celulose, em Mucuri, no sul do Estado. Trabalhadores também tomaram a sede da Secretaria de Educação de Barreiras, no extremo oeste.

Segundo a direção do MST na Bahia, estão programadas, até o fim do mês, 50 ocupações de fazendas no Estado.

Em nota, Evanildo Costa, uma das lideranças do movimento, afirmou que “a ocupação desses latifúndios tem como objetivo cobrar do governo federal maior agilidade nos financiamentos e desapropriações para a reforma agrária”.

Segundo ele, “a direção do MST considera que o governo federal vem sendo irresponsável com a reforma agrária”.

A ocupação da fazenda de Mucuri foi realizada na madrugada de sábado (31). De acordo com a direção do MST, 150 famílias estão acampadas no local.
Já a ocupação da secretaria em Barreiras ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), com 120 integrantes do movimento. O objetivo é pressionar a prefeitura a promover melhorias nas escolas instaladas nos assentamentos.

Recebidos pela prefeita Jusmari Oliveira, os líderes da ocupação ouviram promessas de melhorias, o que motivou a desocupação da secretaria no início da tarde.

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/mst-inicia-abril-vermelho-e-promete-50-ocupacoes-na-bahia-20120402.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário