sexta-feira, 24 de maio de 2013

No pior estado para se viver, cerca de 80 mil crianças estão fora das escolas de Maceió

De quase 80 mil crianças em idade para educação infantil, apenas pouco mais de duas mil frequentam escolas públicas em Maceió. 309 professores estão fora das salas de aulas por problemas de saúde.

A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, informou nesta sexta-feira (24) que, de 80 mil crianças em idade para educação infantil, somente 2.400 frequentam as escolas públicas de Maceió. Dórea informou ainda que 309 professores da rede municipal estão afastados das salas de aula por problemas de saúde, o que, aliado à carência, acarreta na contratação de mais de 560 profissionais "horistas". 

 “Este ano, saímos de 1.800 para 2.400 matrículas”, disse a secretária, ao ressaltar que não estão inclusos, nesse número, os alunos matriculados em instituições particulares e filantrópicas. “Apesar desse aumento, ainda temos que atingir a meta de colocar essas crianças na escola e fazer com que, até os oito anos de idade, elas saibam ler e escrever”, disse a gestora ao comentar o déficit de professores.

Entre as medidas previstas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para diminuir o índice de evasão escolar está à construção de creches. No Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (24), foi publicada a súmula do contrato para a edificação de uma creche pré-escola no conjunto Eldorado, situado no bairro do Feitosa.

Ela explica que a prefeitura está fazendo um levantamento das necessidades e planeja a realização de concurso público. “Já estamos trabalhando no sentido de levar essa situação para o prefeito e vamos planejar a realização de concurso público, não para este ano, mas para o próximo. Os horistas são aqueles professores que são da rede, mas são contratados para dar mais horas do que aquilo que consta no seu contrato”, explicou Ana Dayse. 

A obra está orçada em R$ 1,3 milhão e o prazo para a execução é de nove meses a contar a partir da expedição da ordem de serviço. Esta não foi a única creche que teve a súmula publicada no Diário Oficial, esta semana. Outros contratos referentes a obras em vários bairros de Maceió foram divulgados no DOM.

http://www.brasil247.com/pt/247/alagoas247/103064/Cerca-de-80-mil-crian%C3%A7as-est%C3%A3o-fora-das-escolas-de-Macei%C3%B3.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário