sábado, 12 de outubro de 2013

O VANDALISMO (COM ESPUMA) DOS BOMBEIROS BELGAS

Protestando por melhor condições, a corporação parou as ruas de Bruxelas e foi até o gabinete do primeiro-ministro com caminhões, sirene e muita água

Nas ruas de Bruxelas, quem parou as máquinas e o trânsito para protestar nesta semana foram os bombeiros. E foram à luta com as próprias armas: levaram seus caminhões, ligaram suas sirenes, empunharam suas mangueiras d’água e jogaram muita (muita mesmo) espuma.
Insatisfeitos com as condições de trabalho e com as medidas de austeridade adotadas pelo governo do país, os bombeiros belgas resolveram ir às ruas. Queimaram pneus e levaram, segundo relata uma agência local, mais de 30 caminhões, e suas barulhentas sirenes, para endossar a causa.
Na realidade, o corpo de bombeiros belga já acumula algum histórico recente no quesito insurgência civil. No ano passado, quando o governo quis aumentar a idade mínima para aposentadoria dos 58 para os 60 anos de idade, os guarda-vidas não se calaram. Pelo contrário, tentaram chegar até o gabinete do primeiro-ministro para encharca-lo d’água. Dessa vez, repetiram a tática. Mas acrescentaram algumas camadas de espuma também.
E também, um pouco de leite
Essa não foi a primeira fez que a capital belga vira palco de protestos alternativos — sem a tropa de choque, as bombas de gás e o spray de pimenta a que os manifestantes brasileiros estão se acostumando.
Em 2012, fazendeiros locais protestaram por melhores preços para seus produtos, sobretudo laticínios. A tática empreendida foi invadir a cidade com tratores e banhar a polícia com jatos de... leite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário