quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alagoas é o estado que amputa mais diabéticos

Em 2012, foram feitas mais de 40 mil cirurgias de amputação pelo SUS. Tratamento adequado pode reduzir número em 80%, diz especialista.

Mais de 120 milhões de pessoas no mundo são diabéticas. De acordo com o diretor da Associação dos Médicos do Brasil (AMB), Guilherme Pitta, dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 55 mil amputações são realizadas anualmente no país em pacientes diabéticos.

Esses dados mostram Alagoas no topo da lista entre estados que concentram o maior número de amputados. Só em 2012, foram realizadas mais de 40 mil cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. De acordo com especialistas, com o tratamento adequado e informação, os números podem cair em mais de 80%.

Outra preocupação da AMB é com o número de alagoanos que possuem plano de saúde. Mais de 90% da população dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), sobrecarregando o sistema.Segundo o diretor de Atendimento ao Associado da AMB, Guilherme Pitta, em 2010 foram realizadas mais de 42 mil cirurgias. “É quase um genocídio para a nossa população”, frisou o especialista que também estará na audiência.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/02/alagoas-e-o-estado-que-amputa-mais-diabeticos-segundo-dados-nacionais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário