sábado, 22 de setembro de 2012

Centenas de manifestantes invadem embaixada dos EUA no Iêmen

Seguranças tentaram conter multidão que protestava contra filme anti-Islã.
Também houve protesto, com feridos, na embaixada americana no Egito.

Centenas de manifestantes invadiram o complexo onde fica a embaixada dos Estados Unidos em Sanaa, capital do Iêmen, nesta quinta-feira (13), em protesto contra um filme considerado blasfemo para o Islã e que vem gerando reações violentas em vários países muçulmanos -na mais grave delas, quatro diplomatas americanos foram mortos na Líbia.
Seguranças do edifício tentaram conter o protesto em Sanaa e chegaram a atirar para o alto.
Os manifestantes atearam fogo em carros estacionados no complexo.
Testemunhas disseram que os manifestantes quebraram janelas de imóveis vizinhos ao da embaixada dos EUA antes de derrubarem o portão principal do prédio americano.
Não houve feridos, segundo as autoridades iemenitas.
Egito
No Egito, novos confrontos em frente à embaixada americana, no Cairo, deixaram 13 feridos.
O presidente egípcio, o islamita Mohamed Morsi, criticou as ofensas ao profeta, mas pediu o fim da violência.
Quatro diplomatas mortos
Na quarta-feira (12), um ataque ao prédio do consulado dos EUA em Benghazi, na Líbia, matou quatro pessoas, entre elas o embaixador Chris Stevens.
Nesta quarta, os EUA anunciaram o envio à costa da Líbia de dois destróieres e uma equipe de fuzileiros especializada na luta antiterrorista.
Antes do ataque, o prédio americano foi cercado por manifestantes que protestavam contra o filme “Innocence of Muslims” (“A inocência dos Muçulmanos”), dirigido e produzido por Sam Bacile, que seria o pseudônimo de um israelense-americano que afirma que o Islã é "uma religião do ódio" e um "câncer".
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/09/manifestantes-invadem-embaixada-dos-eua-no-iemen.html?utm_source=g1&utm_medium=email&utm_campaign=sharethis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário