quinta-feira, 14 de junho de 2012

Taxa de desemprego na Grécia atinge recorde neste primeiro trimestre

Nas vésperas da eleição legislativa, pesquisa de centro independente aponta retração da economia


O nível de desemprego na Grécia atingiu no primeiro trimestre desse ano o seu pior índice desde 1998, de acordo com levantamento do centro de pesquisas independente Elstat (sigla para a Autoridade Estatística Grega). A falta de trabalho já atinge 22,6% da população, ou 1.120.097 pessoas. Isso significa um crescimento do desemprego de 6,7% em comparação ao mesmo período no ano passado. 

Com esse índice, a Grécia é o país com o segundo pior nível de emprego entre os países da União Europeia, atrás apenas da Espanha (24,4%).  

Os grupos da sociedade mais afetados pelo desemprego se encontram entre a população jovem de 15 a 25 anos, em que mais da metade (52,7%) está sem trabalho. As mulheres (26,5%) são bem mais afetadas do que a população masculina (19,7%). O número ainda é pior entre as mulheres jovens, 60,4%.

Também se encontram em situação difícil os estrangeiros e as pessoas com baixo nível de escolaridade. Os pós-graduados (12%) são o grupo menos pior situado.

Desde o primeiro trimestre de 2011, 222 mil pessoas perderam seus empregos. Apesar disso, entre a população desempregada, mais da metade (56,5%) procura trabalho há mais de um ano. 


A retração da economia atingiu todos os setores que, neste ano, acabaram por empregar menos. O setor secundário, que abarca 17% da população economicamente ativa do país foi o que apresentou a maior queda em comparação com 2011 (15,1%).

O Serviço Nacional de Estatísticas (órgão oficial) divulgou, no início de junho, a taxa de desemprego do mês de março de 2012 (21,9%) que cresceu 0,5% em relação ao mês anterior e 6,2% em comparação a março de 2011.

Desde 2010, a Grécia enfrenta uma dura crise econômica derivada da explosão e sua dívida pública. Até agora, os governos que comandaram o país desde então optaram pela adoção de medidas de austeridade fiscal, que resultou no aumento do desemprego e redução de salários.


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/22424/taxa+de+desemprego+na+grecia+atinge+recorde+neste+primeiro+trimestre.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário