domingo, 15 de abril de 2012

São Paulo cria Comissão da Verdade municipal

Da Redação

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou na sessão de quarta-feira (11/4), por unanimidade, a instalação da Comissão da Verdade municipal, que deverá investigar os crimes cometidos na capital durante a ditadura militar. O projeto teve 43 votos a favor, 2 contrários e 2 abstenções.

A Comissão deverá ter 7 vereadores e 180 dias para concluir os trabalhos a partir de sua instalação, que tem prazo de 15 dias para ocorrer. O vereador Ítalo Cardoso (PT), autor do projeto e que presidiu em 2009 a subcomissão que acompanhou a abertura dos arquivos da ditadura, afirma que o esforço será compor a Comissão com vereadores que tenham relação com o assunto e o período.

"O que é fundamental na Comissão é que a cidade de São Paulo se coloca na vanguarda. Aqui aconteceram muitos crimes, como a morte de Herzog", lembra ele. O jornalista, inclusive, vai ganhar um busto na praça ao lado da Câmara, segundo o vereador.

Casos

Entre os casos que a Comissão deve investigar, além de Herzog, é a morte de Carlos Marighella, emboscado pela repressão em novembro de 1969 e que ganhou nova versão recentemente com revelações do fotógrafo que fez a imagem mais conhecida de seu corpo colocado no carro - na nova versão, a cena do crime foi maquiada.

Ainda há as ossadas de Perus, que o vereador diz pretender atualizar o relatório feito à época, início dos anos 90. Outro caso de enterrados sem identificação e que deverá ser investigado está no cemitério da Vila Formosa, onde havia suspeitas de corpo, mas uma nova quadra de túmulos foi construída em cima.

O vereador diz que a Comissão Municipal deverá trabalhar em compasso com a Estadual e Nacional.

http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2755-sao-paulo-cria-comissao-da-verdade-municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário