quarta-feira, 15 de maio de 2013

ALAGOAS LIDERA RANKING DE TRABALHO ESCRAVO NO NE

Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com 141 resgates, Alagoas aparece no topo do ranking no Nordeste e o oitavo na lista nacional. O Pará, com 563 casos, encabeça a relação. Apesar de ter uma população com pouco mais de 60 mil habitantes, a cidade de Penedo, interior de Alagoas, aparece como a terceira com maior número de trabalhadores resgatados em 2012. Foram 110 pessoas que estavam sendo escravizadas pelo setor da Construção Civil. O município alagoano aparece na frente de São Paulo (95 casos). A cidade paraense de Marabá é a primeira no ranking com 150 casos, na área siderúrgica.


Alagoas247 - Um balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta segunda-feira (13), revelou que, em 2012, 141 trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão foram libertados em Alagoas. A quantidade de pessoas libertas no Estado foi à maior de todo o Nordeste.

Segundo os dados divulgados pelo MTE, 37,5% de todos os resgatados realizados na região eram mantidos em condições análogas à escravidão em ambientes de trabalho localizados em Alagoas. Ao todo, duas operações foram feitas no Estado.

A terceira maior operação realizada em todo Brasil aconteceu no município de Penedo, quando 110 pessoas que trabalhavam em um empreendimento no setor da construção civil foram resgatadas por equipes do MTE.
Em nível nacional, houve um aumento de 14,37% em relação a 2011, no número de trabalhadores libertos. Em 2012, 2.849 pessoas foram resgatadas em todo o Brasil.

O MTE atribui o aumento de número de resgatados ao fato de as ações fiscais terem sido realizadas em regiões até então não inspecionadas com habitualidade. Além disso, o Ministério explicou que ocorreu um aprimoramento da triagem das denúncias e do planejamento das ações.

A região onde houve a maior quantidade de pessoas libertadas foi a região Norte (1.100), seguida pelas regiões Sudeste (496), Nordeste (376), Sul (367) e Centro-Oeste (333).

Já a maior operação ocorreu no município de Marabá, no Pará, onde 150 trabalhadores de uma siderúrgica foram resgatados. Já na cidade de Perobal, no Paraná, 125 pessoas do setor sucroalcooleiro foram libertadas. Esta foi a segunda maior fiscalização realizada pelo MTE em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário