terça-feira, 3 de junho de 2014

Gritando "república já", espanhóis lotam principais cidades contra monarquia

Milhares de espanhóis foram às ruas na noite desta segunda-feira (02/06) para reivindicar a realização de um referendo para decidir uma nova forma de governo para país. Horas após a abdicação do rei Juan Carlos, grupos republicanos começaram a organizar atos a favor de uma reforma política na Espanha pelas redes sociais. A partir das 20h (15h, horário de Brasilia), os centros das principais cidades do país foram tomados por simpatizantes da república e cidadãos que defendem o seu direito de escolher uma nova forma de governo.
Em Madri, na Praça Porta do Sol, em frente à sede do governo da Comunidade Autônoma, a aglomeração de pessoas que participavam do ato era tanta que a reportagem de Opera Munditeve dificuldades para entrar no local, que depois foi tingido de vermelho, amarelo e roxo (cores da bandeira da Segunda República Espanhola). Entre os manifestantes era possível encontrar senhores de idades, crianças e famílias inteiras.
“Estou aqui para defender a república porque nos foi tirada à força em 1936. Queremos um referendo para que o povo possa decidir”, comentou Francisco Olmo, de 81 anos. O aposentado diz que foi à praça central de Madri para resgatar o que os irmãos dele defenderam até a morte durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), quando as tropas lideradas por Francisco Franco derrotaram o exército da Segunda República Espanhola.
Leia mais:
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/35527/gritando+republica+ja+espanhois+lotam+principais+cidades+contra+monarquia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário