domingo, 3 de junho de 2012

Mulheres protestam na Turquia contra projeto de lei que limita o aborto


Centenas de mulheres se manifestaram neste domingo em Istambul contra um projeto de lei que prevê a redução do prazo autorizado para abortar.
Ao longo da manifestação, na qual também havia homens, as mulheres gritavam palavras de ordem e exibiam cartazes nos quais estava escrito "O aborto é um direito" e "É nosso corpo".
O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) no poder, de orientação islamita moderada, prepara um projeto de lei para reduzir o número de abortos.
A prática do aborto é legal na Turquia, onde as mulheres também podem interromper voluntariamente a gravidez durante as dez primeiras semanas de gestação. Mas na futura legislação, o AKP quer reduzir esse prazo para quatro semanas.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Recep Akdag, declarou que o projeto de lei será submetido ao Parlamento em junho.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, suscitou a indignação de associações feministas e da oposição ao comparar, na semana passada, o aborto com "um Uludere".
Ele se referiu à morte em dezembro de 34 moradores da aldeia de Uludere, no sudeste da Turquia, bombardeada por engano pela aviação turca, que os confundiu com rebeldes curdos.
Erdogan tenta estimular as mulheres a terem pelo menos três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário