terça-feira, 9 de abril de 2013

Quem terá coragem de deter o presidente do STF?


Joaquim Barbosa representa uma ameaça à democracia brasileira. No Supremo Tribunal Federal, ele já desrespeitou quase todos os seus colegas. Recentemente, chamou um jornalista de palhaço e não se desculpou de forma minimamente decente. Hoje, ironizou membros da magistratura, a quem acusou de agir de forma sorrateira na criação de novos tribunais, e mandou que juízes baixassem o tom de voz ao se dirigir a ele. Detalhe: os novos tribunais foram aprovados por 371 deputados federais. Será que Barbosa se vê acima do Congresso Nacional? 
247 - O ex-presidente Lula, o ex-ministro Marcio Thomaz Bastos e Frei Betto podem colocar na biografia: foram responsáveis pela nomeação, ao Supremo Tribunal Federal, de um ministro, hoje presidente da corte, que é uma ameaça à democracia brasileira e que não reúne mínimas condições de permanecer à frente do cargo que ocupa. Joaquim Barbosa já desrespeitou praticamente todos os seus colegas no STF (leia mais aqui). Recentemente, chamou um jornalista do Estado de S. Paulo, Felipe Recondo, de "palhaço", e não se desculpou de forma minimamente civilizada. Hoje, ao receber representantes de associações magistrados, os acusou de agir de forma "sorrateira" na aprovação de novos tribunais federais.

Detalhe: a aprovação dos tribunais contou com o voto favorável de 371 deputados federais, que representam a soberania popular, mas, decerto, Barbosa se vê acima de todos os poderes da República. Na reunião com as associações de juízes, enquanto todos estavam sentados, o presidente do STF falava de pé, como se fosse um superior a tratar com seus subordinados. Ao ser repreendido por um juiz que se indignou com a expressão sorrateira, o presidente do STF praticamente mandou que o mesmo se calasse.

É preciso um basta, que, certamente, não virá dos jornais conservadores que o transformaram em herói por sua atuação na Ação Penal 470. Mas, neste exato momento, representantes dos juízes e da advocacia discutem se devem redigir nova nota, ainda mais dura do que a anterior (leia mais aqui), contra o ministro que avilta a democracia brasileira (leia detalhes do caso em reportagem do G1). 


Veja abaixo trecho das insanas agressões de Joaquim aos juízes:

As imagens da reunião foram feitas pela TV Justiça. Os outros jornalistas só puderam gravar o áudio. “Esses tribunais vão ser criados onde? Em algum resort, em alguma grande praia muito provavelmente”, falou.

Joaquim Barbosa e o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais, Ivanir César Ireno, discutiram.
Joaquim Barbosa: Pelo que eu vejo, vocês participaram de maneira sorrateira na aprovação.
Ivanir Ireno: Sorrateira não. Sorrateira, não. Democrática e transparente.
Joaquim Barbosa: São responsáveis, sim, são responsáveis, na surdina, pela aprovação.
Ivanir Ireno: Sorrateira em hipótese alguma.
Joaquim Barbosa: Senhor, abaixe a voz por que aqui o senhor está na presidência do Supremo Tribunal. Abaixe a voz, por favor.
Ivanir Ireno: Eu não estou gritando. Eu só estou dizendo que sorrateira não foi.
Joaquim Barbosa: Então dirija a palavra quando eu lhe pedir, está certo? Os senhores não representam a nação. Os senhores não representam os órgãos estatais. Os senhores são representantes de classe. Os órgãos que representam a nação não falaram nesse procedimento, e a reunião está encerrada.

Um comentário:

  1. Sr. Luiz Gomes,
    divulgue, conforme seu ponto de vista e entendimento, o que é distorção neste país.

    O BRASIL é nosso, daqueles que nele vivem e que por mais ignorantes sejamos, rapidamente estamos a melhorar muito, tornando-nos pessoas mais lúcidas.

    Absurda e inquestionável é a hipocrisia daqueles que falam sobre "democracia", usando a palavra como um manto de proteção, quando claro é o quanto se beneficiam, ou acreditam o ser,com vantagens escusas (roubos) angariadas dentro de toda falta de decência estampada na cara de todos nós ... Todos os dias! Todos!

    Sem mais comentários!
    Estamos na ação, mesmo diante da toda a mediocridade.

    Nota CLARA, com máxima admiração:

    Joaquim Barbosa, o país parabeniza Vossa Excelência pela luta contra toda CORJA. FIRMEZA!

    ResponderExcluir