sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Milhares de pessoas marcham na Espanha em protesto contra cortes sociais

07 de outubro de 2012 09h57 

Milhares de pessoas iniciaram neste domingo uma manifestação em Madri e outras cidades espanholas, convocada por mais de 150 organizações reunida num movimento batizado de Cúpula Social, para protestar pelas medidas econômicas do governo de Mariano Rajoy e contra um orçamento que consideram "anti-social".
Com o lema "Mais desemprego, mais cortes, menos proteção. Querem arruinar o país! É preciso impedir", os manifestantes, entre eles representantes dos dois principais sindicatos do país, UGT e CCOO, marcharam pelo centro da capital.
Também participam da passeata políticos dos partidos da oposição, os socialistas do PSOE e a Esquerda Unida. Os manifestantes cantavam palavras de ordem contra os cortes aprovados pelo executivo conservador.
Os protestos acontecem neste domingo em 57 cidades espanholas, coincidindo com a Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, que este ano tem o lema: "Juventude sem emprego, sociedade sem futuro".
Os secretários gerais das centrais CCOO e UGT, Ignacio Fernández Toxo e Cándido Méndez, respectivamente, disseram hoje que o restritivo orçamento geral de 2013 aprovado neste mês pelo governo provocará "mais recessão e mais desemprego" e opinaram que a convocação de uma greve geral depende do Executivo.
Em entrevista coletiva antes da manifestação, os líderes sindicais exigiram que o governo convoque um referendo sobre os cortes antes que a situação social fique "explosiva e insustentável".
A Espanha sofre com uma altíssima taxa de desemprego, que atinge mais de 23% da população ativa, e que no caso dos jovens supera 50%. EFE

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI6209259-EI188,00-Milhares+de+pessoas+marcham+na+Espanha+em+protesto+contra+cortes+sociais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário