quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Estudo coloca refrigerante como novo vilão para a saúde

Ingerir um copo da bebida por dia basta para aumentar o risco de obesidade.

O excesso de açúcar presente nos refrigerantes - cerca de 65 g em apenas 600 ml, em média - é um dos principais motivos pelos quais a bebida foi apontada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, como o novo vilão da saúde.

De acordo com o estudo, os refrigerantes, se consumidos regularmente, aumentam o risco genético de uma pessoa se tornar obesa.

Basta ingerir o refrigerante em uma quantidade maior que um copo de 200 ml todos os dias para que o consumo se torne uma ameaça, alerta a diretora-secretária do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, Joyce Andrade Batista. "Quando se consomem alimentos que contêm muito açúcar, isso aumenta a glicose na corrente sanguínea. Todo excesso não metabolizado pelo organismo irá se transformar em açúcar e, consequentemente, favorecer o ganho de peso", afirma.

Segundo a médica, o que ocorre é que, além do consumo exagerado da bebida, muitas pessoas têm uma dieta rica em gordura e pobre em alimentos integrais, frutas e verduras, o que pode agravar ainda mais a situação. "O refrigerante é uma bebida que não tem vitaminas ou minerais, apenas substâncias industrializadas que não agregam nenhum valor nutritivo, ou seja, não trazem nada de benéfico à saúde", afirma.

A lista de consequências ruins do excesso de açúcar é enorme: hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, obesidade e risco aumentado de câncer de pâncreas e de intestino, osteoporose, cálculos renais, gastrite, caries e insônia.

Os perigos do refrigerante são os mesmos para todos os tipos e sabores. E enganam-se as pessoas que acreditam que, ao ingerirem sucos industrializados, estão fazendo uma boa troca. Tanto os de sachê em pó quanto os sucos de polpa comercializados em caixas ou latas provocam o mesmo efeito (do refrigerante). "Os sucos em pó também não possuem nutrientes. No caso dos outros, a quantidade de polpa é muito pequena", diz Joyce, que aconselha a preferência pelos sucos naturais.

Para a nutricionista, parte do problema começa desde cedo. "Não é difícil ver pais incentivando seus filhos (a beberem refrigerante). Alguns começam a colocar a bebida até mesmo nas mamadeiras", afirma Joyce.

http://www.odebate.com.br/alimentos-e-bebidas/estudo-coloca-refrigerante-como-novo-vilao-para-a-saude-01-10-2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário