sábado, 24 de maio de 2014

Senadores da CDH recebem pedido de apoio à retirada de tropas da ONU do Haiti

O senador haitiano Jean Charles Moise veio ao Senado brasileiro nesta quarta-feira (21) para pedir apoio à campanha pela retirada total das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). Uma resolução aprovada por unanimidade pelo Senado haitiano em maio do ano passado recomenda a retirada, até 28 de maio de 2014, da missão comandada pelo Brasil e que está no Haiti desde junho de 2004 para garantir a ordem após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide, em março daquele ano.
Jean Charles Moise foi recebido por três senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH): a presidente, Ana Rita (PT-ES), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Wellington Dias (PT-PI). Para Moise, depois de dez anos de missão da ONU no Haiti, as tropas prejudicam o desenvolvimento econômico e social do país.
— A presença da Minustah no Haiti não quer dizer nada para os haitianos. Ao contrário, a cada vez que o povo se mobiliza contra a corrupção, a má governança e a fraude, a Minustah é usada para reprimir a população. É por isso que nós pedimos a retirada das tropas. O Haiti deve ser um país livre, e a presença da Minustah ataca a soberania do país — disse.
A senadora Ana Rita prometeu entrar em contato com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), para discutir de que maneira as duas comissões poderão encaminhar a questão.
Já o senador Eduardo Suplicy levará o pedido de retirada da Minustah do Haiti aos ministros da Defesa, Celso Amorim, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.
— Tendo em conta o que relatou o senador Moise, acho que é importante que as autoridades brasileiras tenham conhecimento do depoimento dele — afirmou.
Refugiados
O senador Jean Charles Moise disse que a manutenção das tropas da Minustah no Haiti colabora para o agravamento da crise dos refugiados. Mais de 20 mil haitianos já entraram no Brasil, a maioria por meio do Acre. Muitos seguiram viagem para outros estados, principalmente São Paulo.
Moise fez na última segunda-feira (19/5) uma visita aos refugiados na capital paulista. Nesta quinta-feira (22/5), ele retornará a São Paulo para receber da Câmara Municipal o título de Cidadão Paulistano.
http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/05/21/senadores-da-cdh-recebem-pedido-de-apoio-a-retirada-de-tropas-da-onu-do-haiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário