segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Filha do rei da Espanha nega envolvimento em caso de lavagem de dinheiro

Cristina de Bourbon, primeiro membro da família real a testemunhar na Justiça, foi interrogada por mais de seis horas e deu respostas evasivas

A infanta Cristina de Bourbon, filha do rei espanhol Juan Carlos, prestou depoimento neste sábado (08/02) em resposta às denúncias de corrupção, em Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares.  Este é um fato inédito no país, pois é a primeira vez que um membro da família real espanhola testemunha em um caso judicial.
Durante seis horas e meia de interrogatório, a infanta Cristina negou ao juiz José Castro as acusações de lavagem de dinheiro, apropriação ilícita e desvio de recursos públicos que ela e seu marido Iñaki Urdangarin - ex-jogador profissional de handebol – são suspeitos.

Advogados presentes na audiência disseram ao El Pais que a infanta refutou todos os indícios contra ela, usou respostas evasivas como “não sei” e “não me consta”, e também negou conhecer os funcionários e a atividade da Aizoon, empresa acusada de fraude fiscal da qual ela era coproprietária com seu marido. “Sua alteza não interveio em absoluta nas contas da Aizoon”, declarou seu advogado, Jesús Silva, na audiência.

Segundo Castro, há um documento de mais de 200 páginas que provam os crimes cometidos pelo casal. A todo momento, a infanta teria repetido que “confiava em seu marido” e também garantiu que seu pai tinha dito ao genro que devia afastar-se dos negócios do Instituto Nóos, uma entidade sem fins lucrativos presidida por Urdangarin que desviou cerca de 6 milhões de euros (R$ 18,3 milhões) de entidades públicas.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/33866/filha+do+rei+da+espanha+nega+envolvimento+em+caso+de+lavagem+de+dinheiro+.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário