terça-feira, 30 de abril de 2013

Sobre a Ditadura Militar no Brasil

O mês de abril foi marcado por debates sobre a ditadura militar no Brasil (1964-85), assim, a pedidos,  posto um pequeno guia para que este debate prossiga:

1- Filmes recentes sobre a ditadura militar:

Filme "Hoje" retrata herança maldita da ditadura

"Hoje", longa de Tata Amaral, é no mínimo oportuno para o momento em que o país discute e investiga os crimes da ditadura através de suas comissões da verdade. Denise Fraga contracena com o uruguaio Cesar Troncoso na história de ex-militantes presos e torturados que carregam os fantasmas da violência física e psicológica a que foram submetidos.
Leia mais:

"O dia que durou 21 anos" remonta a participação dos EUA no golpe de 64

O documentário "O dia que durou 21 anos", dirigido por Camilo Tavares, explicita a participação ativa dos EUA no golpe de 1964 com uma contundência inédita no Brasil. O trabalho de pesquisa de três anos rendeu aos organizadores do filme materiais secretos da CIA, telegramas e até gravações telefônicas entre o embaixador norte-americano no Brasil e os presidentes dos EUA John Kennedy e Lyndon Johnson.


2- Lista de mais 10 Filmes sobre a Ditadura Militar Brasileira:

3- Livros sobre a Ditadura Militar para baixar

Em 2004, aos 40 anos do golpe militar, a FPA produziu a página "1964-2004: Golpe Nunca Mais!". Com introdução de Jacob Gorender, o especial tem fotos, bibliografia, filmografia, documentos e textos.
Conheça o especial clicando aqui
LIVROS
Nos anos recentes, a Editora Fundação Perseu Abramo publicou livros diversos sobre o período da ditadura militar, seja na forma de coletâneas de artigos, seleções de poemas, e registros históricos. Conheça algumas dessas publicações:
Para baixar os livros clique aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário