quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Calamidade na saúde pública de Alagoas


Médicos vaiam governador na abertura dos trabalhos na Assembleia 
As promessas do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) não foram suficientes para amenizar os ânimos dos médicos da rede estadual de saúde. Durante a tradicional leitura do plano de governo à Assembleia Legislativa, feita pelo chefe do Poder Executivo, na tarde desta terça-feira (19), os profissionais realizaram um protesto exibindo faixas no auditório do plenário, na primeira sessão legislativa do ano, e pedindo respeito. No final do discurso de Vilela, eles chegaram a vaiar o tucano.

Há 70 dias, os médicos estão parados por questionarem a postura do Executivo frente à necessidade dos profissionais. “Eles prometeram reajustar os nossos salários e até agora nada. Esse governador não tem compromisso com a saúde pública. Estamos cansados de promessas vazias. Os nossos hospitais estão funcionando sem nenhuma condição e quem sofre com isso, logicamente, é a população”, revelou a diretoria do Sindicado dos Médicos de Alagoas, Edenilda Albuquerque.
 Presidente do CRM diz que 45 hospitais públicos estão abandonados em AL 
O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Fernando Pedrosa, afirmou, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (20), que 45 hospitais do interior de Alagoas estão “completamente abandonados pelo poder público”. Pedrosa informou que o CRM produzirá um relatório detalhado sobre o assunto, assim como sobre o que classificou como “falta de dignidade humana” no Hospital Geral do Estado (HGE).
Na semana passada, eu estive no HGE e constatei, mais uma vez, um quadro de superlotação. As condições oferecidas pelo hospital ferem a dignidade humana. O Conselho vai elaborar um relatório e encaminhar para o Ministério Público, para que seja encaminhada denúncia à Justiça”, observou o presidente do CRM.
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=334555&e=7
Alagoas tem um médico contratado para mais de duas mil pessoas  
Alagoas é o segundo estado com a menor quantidade de médicos contratados por cada mil habitantes, revelou o estudo ‘Demografia Médica no Brasil’, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). Segundo a pesquisa, o índice alagoano é de apenas 0,41, o que equivale a um médico para atender mais de duas mil pessoas.
O número alagoano é significativamente inferior à média nacional, já que, em todo o Brasil, há 1,41 médico para cada mil habitantes. O estudo mostra ainda que, se contabilizados também os profissionais desempregados, há 1,24 médico registrado para cada mil habitantes no Estado. Já a média do Brasil é de dois médicos para a mesma quantidade de pessoas.
Alagoas continua abaixo da média nacional quando analisados apenas de médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Enquanto que a razão entre médicos e mil habitantes em todo o Brasil é de 1,11, o índice, em Alagoas, é de apenas 0,90.
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=334541&e=6
Hélvio Auto não tem previsão para atender novos pacientes com Aids
Com apenas cinco infectologistas para atender a demanda de 1,6 mil pacientes com o vírus HIV, o Hospital Hélvio Auto continua com o atendimento suspenso para novos soropositivos. A direção da unidade de saúde alega que os profissionais concursados estão sobrecarregados e que, além de no ambulatório, ainda precisam dar expediente na enfermaria e no pronto-atendimento, o que acaba aumentando a carga de trabalho de cada um deles. Por conta dessa carência, até os pacientes já cadastrados estão com o tratamento prejudicado.
Sem previsão de atendimento para novos pacientes
Por conta da carência de médicos, a direção do hospital suspendeu o atendimento para novos pacientes e ainda não há data para que o serviço possa ser ofertado para pessoas que estão com Aids e que não estão inseridas no programa do Governo do Estado.
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=334579&e=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário