domingo, 11 de agosto de 2013

Criminosos nazistas vivem e gozam de benefícios nos EUA

Pelo menos 10 supostos criminosos de guerra nazistas, que a Justiça dos Estados Unidos já ordenou deportar, na realidade nunca saíram do país, e está confirmado que quatro deles ainda vivem dentro do território nacional.
Trata-se de Vladas Zajanckauskas, que está em Sutton, Massachusetts; Theodor Szehinskyj, em West Chester, Pensilvânia; Jakiw Palij, em Nova York; e John Kalymon de Troy, em Michigan, de acordo com uma reportagem divulgada nesta quarta-feira (31) pela emissora a cabo Fox News.
Todos residem nessas áreas há anos, desprovidos de cidadania e sob pedidos de deportação, mas têm desfrutado da vida ao lado de suas famílias.
Também recebem o direito à Segurança Social e outros benefícios públicos.
Washington pode deportar pessoas caso existam provas que demonstrem seu envolvimento nos crimes de guerra nazistas; no entanto, não pode as levar a tribunais federais porque seus crimes não foram cometidos em solo estadunidense.
A responsabilidade de julgar cairia sobre os países onde se cometeram os delitos, mas o maior obstáculo tem sido a falta de vontade política dos países da Europa para aceitar os deportados, indicou a Fox.
Há mais de 30 anos o Departamento de Justiça criou um escritório para encontrar e expulsar suspeitos nazistas.
Estima-se que 20 morreram enquanto seus casos estavam pendentes. Em outros 20 casos, as autoridades norte-americanas dizem não seguir ou fazer cumprir as ordens de repatriação, em alguns casos por problemas de saúde dos implicados, destacou um relatório de 2008 do Departamento de Justiça.
Em determinados casos o governo dos Estados Unidos comprometeu-se, ademais, a não apresentar um processo de deportação, ao contrário do realizado em outras investigações, apontou o documento.

Um comentário:

  1. Criminoso bandidos "democratas" americanos que jogaram as Bombas Atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki vivem livres nos Estados Unidos, e ainda são "heróis"!
    Pra o inferno coma a sua "democracia"!

    ResponderExcluir