quarta-feira, 9 de maio de 2012

Escritórios da ONU em Ramallah são bloqueados em apoio a presos

DA FRANCE PRESSE, EM RAMALLAH


Dezenas de pessoas bloquearam nesta quarta-feira os acessos aos escritórios da ONU em Ramallah, em uma tentativa de pressionar o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para que interceda em favor dos presos palestinos em greve de fome em Israel.
Os manifestantes, que impediram os funcionários da ONU de entrar em seus escritórios, carregavam cartazes nos quais se lia em inglês "UNfair" (injusto, fazendo um jogo de palavras com a sigla das Nações Unidas em inglês, UN).
Ao menos um terço dos cerca de 4.700 prisioneiros palestinos em Israel estão atualmente em greve de fome, sete deles há mais de um mês e meio, segundo a administração penitenciária israelense, fontes oficiais palestinas e organizações humanitárias.
"Observamos com decepção seu silêncio desde o início deste movimento de protesto, em dezembro de 2011", afirmaram os organizadores da iniciativa desta quarta-feira em uma carta aberta a Ban Ki-moon.
"Isto contrasta claramente com suas declarações contundentes e constantes de apoio ao soldado israelense prisioneiro Gilad Shalit", sequestrado pelo movimento islamita Hamas em Gaza durante cinco anos e libertado em outubro em troca de mil presos palestinos, acrescentaram os organizadores.
"Nós o convocamos a adotar uma posição firme e forte contra a violação por parte de Israel dos direitos dos prisioneiros", acrescenta o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário