domingo, 29 de dezembro de 2013

Mais de cem mil saem às ruas na Coreia do Sul contra privatização da malha ferroviária

Governo promove prisões de sindicalistas e ameaça multar trabalhadores que participem de paralisações

Cerca de cem mil pessoas participaram neste sábado (28/12) em Seul de uma manifestação contra a privatização da rede ferroviária e a repressão do governo contra os sindicalistas. As informações são do site esquerda.net e do jornal francês Le Monde.

O protesto foi promovido pela poderosa federação sindical KCTU. Uma paralisação parcial teve início em 9 de dezembro em razão de um anúncio do governo sobre a intenção de conceder a gestão de uma grande linha de trens de grande velocidade, que compreende Sueso-dong (ao sul de Seul) a Busan, principal vila portuária ao sudeste do país, à sociedade privada, e não à Korail, empresa pública ferroviária. Os sindicalistas acreditam que este é o primeiro passo para privatizar todo o setor. A própria Korail já foi alvo de dois estudos para privatização, em 2003 e 2009, impedidos pela intensiva ação dos sindicatos.

Leia mais: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/33198/mais+de+cem+mil+saem+as+ruas+na+coreia+do+sul+para+protestar+contra+privatizacao+da+malha+ferroviaria.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário