segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Alta no preço dos combustíveis faz gregos enfrentarem inverno mais gelado

Aumento do custo de sistemas de calefação obriga população a comprar aquecedores elétricos ou lenha

A decisão do governo de grego de elevar a carga tributária sobre os combustíveis fósseis que alimentam sistemas de calefação aumentou em 40% o custo de manutenção desse tipo de aquecimento e poderá tornar mais frio o inverno da maior parte da população.
Hoje, um litro do óleo de calefação custa de 1,3 a 1,4 euros. Em abril, esse valor girava em torno da marca de 1,05 euros. Nesse inverno, o custo mensal para o aquecimento pode chegar a cerca de 200 euros.
"Este ano não vamos acender a calefação central do prédio porque não temos dinheiro para pagar a barbaridade que está custando", disse em entrevista ao El Mundo Panagiotis Conti, morador do centro de Atenas. "Aqueles que quiserem se aquecer terão que comprar um aquecedor elétrico", revela. Desde o outono de 2011, o poder aquisitivo dos gregos já caiu 25%, o que tornou a questão do aquecimento uma prioridade para muitos.
Protestos contra a alta dos preços dos combustíveis de calefação não se limitaram a Atenas e foram particularmente mais intensos no norte do país, região montanhosa e, portanto, mais fria. Na última terça-feira, moradores das duas cidades mais frias da Grécia, Florina e Kastoria, despejaram cubos de gelo em frente ao edifício do Parlamento.
Entre os estudantes e os aposentados, o quadro é ainda mais crítico. Com aposentadorias cortadas devido às medidas de austeridade, os mais idosos tem cada vez menos condições de arcar com os custos do aquecimento. Entre os estudantes, a pergunta mais comum no momento de alugar um apartamento é se a calefação central do edifício será ligada durante o inverno.
Desde 2011, a venda de lenha praticamente dobrou na Grécia. A maior demanda fez com que seu preço crescesse 10% no período, mas, ainda assim, trata-se de um combustível 60% mais econômico que o óleo fóssil.
Sob a perspectiva ambiental, esse crescente consumo de madeira trouxe efeitos negativos. O governo registrou um aumento no número de casos de exploração ilegal e agora é maior o risco de áreas florestais sofrerem com processos de desmatamento.
Nos supermercados de Atenas, a demanda por aquecedores elétricos é cada vez maior. De acordo com uma vendedor consultada pelo El Mundo, os aparelhos “estão vendendo bem e venderão ainda mais”. Também cresceu a venda de edredons e cobertores, especialmente em zonas periféricas da capital.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/25238/alta+no+preco+dos+combustiveis+faz+gregos+enfrentarem+inverno+mais+gelado.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário