terça-feira, 16 de outubro de 2012

Anuncio da Netshoes é considerado preconceituoso

Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária recomenda alteração de anúncio que discriminava a função do vendedor

Atendendo à denúncia efetuada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou a alteração da propaganda veiculada pela empresa de comércio eletrônico NETSHOES, que elimina e violenta o vendedor.
A Contracs, em sua denúncia, reiterou que a citada propaganda infringia o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária em 4 artigos por: não respeitar a dignidade humana (artigo 19); favorecer e estimular ofensa e discriminação contra o vendedor ao classificá-lo de chato (artigo 20); conduzir à violência ao eliminar o vendedor e jogá-lo no lixo (artigo 26) e manifestar descaso pela segurança do vendedor ao derrubá-lo no chão ou jogá-lo no lixo conforme as propagandas veiculadas e denunciadas (artigo 33).
Ainda segundo as normas, todo anúncio deve ser respeitador (artigo 1º), deve ter presente a responsabilidade do Anunciante (artigo 3º) e deve estar em consonância com os objetivos do desenvolvimento econômico, da educação e da cultura nacional (artigo 6º).
Com base nestes artigos, o Conar – durante sessão de julgamento junto ao Conselho de Ética – adotou o voto do conselheiro Marcelo Pacheco pela recomendação de alteração da propaganda. Sendo assim, a NETSHOES não mais poderá veicular as propagandas utilizando a palavra ‘chato’ no comercial bem como qualquer outra forma de agressão física aos vendedores.
Outras ações
Além da denúncia junto ao Conar, a Contracs estuda outras medidas judiciais a serem tomadas em relação à propaganda que ofendia e incitava a violência contra os vendedores.

http://www.cut.org.br/destaque-central/50189/conselho-nacional-de-autorregulamentacao-publicitaria-recomenda-alteracao-de-anuncio-que-discriminava-a-funcao-do-vendedor?utm_source=cut&utm_medium=email&utm_term=informacut&utm_campaign=informacut

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário