segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sem Cuba, não haverá mais Cúpula das Américas, diz Venezuela

O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, advertiu neste domingo que a decisão dos Estados Unidos de não permitir a presença de Cuba na Cúpula das Américas vai inviabilizar a reunião hemisférica. O encontro em Cartagena terminou hoje sem declaração final por falta de consenso sobre a presença de Cuba nestas reuniões continentais, defendida por todos os países do bloco, exceto Estados Unidos e Canadá.
"Se não formos capazes de retificar os que pretendem impor seu veto, esta será a última cúpula", disse Maduro aos jornalistas. O chanceler comemorou o apoio de toda a América Latina e do Caribe à inclusão de Cuba e ao fim do embargo americano à ilha, imposto por Washington há mais de 50 anos.
Esta é a "ratificação de que avançamos em uma identidade comum, em temas comuns, e um deles é a solidariedade e o apoio a Cuba e a luta contra o embargo", disse. Cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962, e jamais participou de uma Cúpula das Américas. A expulsão foi suspensa pela OEA em 2009, mas Havana rejeitou seu retorno à organização.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5720894-EI8140,00-Sem+Cuba+nao+havera+mais+Cupula+das+Americas+diz+Venezuela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário