terça-feira, 28 de agosto de 2012

Crescem as evidências do envolvimento de Israel na morte de Arafat


Procuradoria francesa abre investigação sobre morte de Arafat

DA FRANCE PRESSE

A Procuradoria de Nanterre (oeste de Paris) abriu nesta terça-feira uma investigação judicial por assassinato sobre a morte do líder palestino Yasser Arafat em 2004, informaram fontes próximas ao caso.
A abertura desta investigação é consequência de uma ação apresentada por Suha Arafat, viúva do chefe da Autoridade Palestina, contra pessoa desconhecida por assassinato no dia 31 de julho.
Arafat morreu no dia 11 de novembro de 2004 no hospital militar francês de Percy de Clamart, perto de Paris.
Suha entrou no Justiça após o canal Al Jazeera, do Qatar, informar que o líder palestino poderia ter sido envenenado.
No último dia 4, o canal árabe exibiu uma reportagem sobre os resultados de uma investigação da morte do líder palestino, Prêmio Nobel da Paz e Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia em 1994, junto com o ex-primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin.
POLÔNIO
A reportagem concluía que Arafat pode ter sido envenenado com polônio-210, uma substância altamente radioativa encontrada em seus objetos pessoais.
Após uma investigação de nove meses realizada no Instituto de Radiofísica do Hospital Universitário de Lausanne (Suíça), as análises efetuadas na roupa, na escova de dentes e inclusive na emblemática "keffiyeh" (o tradicional lenço palestino) de Arafat demonstravam que todos esses materiais continham níveis anormais de polônio.
Israel tachou de "ridículas" as alegações de que Arafat morreu envenenado e acusou a "Al Jazeera" de promover uma campanha contra o Estado israelense.
A ANP, por sua parte, se mostrou disposta a exumar os restos de Arafat, enterrados na Muqata de Ramallah, na Cisjordânia, e convidou especialistas suíços para essa tarefa.
A viúva de Arafat solicitou a exumação dos restos de seu marido para determinar a causa de sua morte, nunca esclarecida pelos médicos franceses que o atenderam.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1144404-procuradoria-francesa-abre-investigacao-sobre-morte-de-arafat.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário