domingo, 8 de abril de 2012

O euro é um desastre, diz presidente checo

Praga, (Prensa Latina) O euro como moeda única europeia é um desastre e um projeto equivocado, disse o presidente checo, Vaclav Klaus, ao canal de televisão France 24, em uma declaração que suscitou uma grande polêmica.

Não há nenhum debate sobre a adesão à zona do euro na República Checa e não há um calendário para isso, afirmou Klaus, que mostrou um claro ceticismo de seu país com relação à moeda continental.

Não somos sócios da zona euro, expressou o chefe de Estado, ao considerar que para muitos países, a moeda comunitária constitui uma camisa de força pois complica a situação das respectivas economias da Eurozona.

Da mesma forma, o presidente reiterou sua rejeição ao pacto fiscal europeu, já que na sua opinião passaria a Bruxelas o controle sobre o orçamento checo.

Nossa dívida é muito menor que a média da União Europeia, por isso não é correto que nos digam como colocar nossas finanças públicas em ordem, disse Klaus.

Ainda que as afirmações do político centro-europeu ocorreram na segunda-feira no marco de sua visita à Paris, a exibição da entrevista citada na televisão francesa ocorrerá após sexta, informaram nesta quinta-feira os meios checos.

Do chamado Grupo dos 27, apenas a República Checa e o Reino Unido recusaram o tratado fiscal de austeridade orçamental, já Praga mantém-se como um dos 10 Governos comunitários que resistem ao uso da moeda europeia em seu território.

http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=07dd4d5a72f5740ef0f035f201951476&cod=9586

Nenhum comentário:

Postar um comentário