sábado, 23 de junho de 2012

ABAIXO O GOLPE!


Todo Apoio ao Povo do Paraguai!

O Senado do Paraguai consumou ontem, dia 22, um golpe de Estado depondo o presidente eleito, Fernando Lugo, numa farsa de “julgamento constitucional” de 32 horas.
A 9 meses das próximas eleições, as acusações formais contra Lugo – permitir manifestações de jovens do Exército, submeter militares aos “carperos” (sem terra), combater pouco grupos armados no campo, além de “mau desempenho” –, confirmam o conteúdo social da destituição.
Nesse sentido, o episódio onde perderam a vida 11 sem terras e 6 policiais, foi um pretexto.
Trata-se de um golpe da oligarquia proprietária de terras, com apoio do imperialismo estadunidense. Estava certo o governo brasileiro, assim como o PT e a CUT, ao denunciar o golpe que se preparava.
Ontem mesmo, o porta-voz do Departamento de Estado declarou “os EUA reconhecem o voto do Senado pelo impeachment”, apenas poucas horas depois, e, cínico, pediu “calma” ao povo. Os bispos do Paraguai ainda lhe pediram a renúncia! Apesar do envio de uma dúzia de chanceleres dos países da Unasul, encabeçados pelo ministro Patriota, do Brasil, para “mediar”, os EUA reconheceram de fato Federico Franco, vice-presidente pelo Partido Liberal.
Agora, Franco, eleito pela mesma coligação de Lugo, contra o Partido Colorado que governara o país por décadas, é o instrumento dos dois partidos que se juntaram no golpe.
Assim, Lugo cai vitimado pela própria política de coligação com setores oligárquicos e patronais, entregando o cargo sem convocar à resistência os milhares que esperavam na praça do Congresso. Para o povo, significa a entrada de um governo abertamente hostil às suas reivindicações, a começar pela reforma agrária que Lugo não fez.
UM ALERTA AO POVO BRASILEIRO E À TODA AMÉRICA LATINA!
ALERTA, pois um golpe em Honduras, em 2009, depôs o presidente Zelaya, inicialmente condenado pelos governos da região mas, sob pressão, dos EUA terminou aceito pela OEA, Organização dos Estados Americanos.
ALERTA, portanto, para exigir do governo Dilma o não-reconhecimento do novo regime, como declaram vários outros governos
ALERTA, pois quando os povos reafirmam a vontade de recuperar a soberania e controlar as riquezas nacionais, com reforma agrária e reestatizações, mais do que nunca, só podemos contar com as próprias forças para levar a frente a realização de nossas aspirações sociais e nacionais.
Hoje, sábado, as ruas de Assunção estão desertas, os ônibus não circulam, o comercio fechado e as aulas suspensas. Ontem, dez mil manifestantes na praça junto ao Congresso, convocados entre outros pela CUT Autentica, antes de dissolver-se decidiram constituir a Frente para a Defesa da Democracia, com organizações camponesas, sindicais, estudantis e de sem-teto, para organizar a resistência “incluindo greve geral e ocupações de terra”.
TODO APOIO A LUTA DO POVO PARAGUAIO CONTRA O GOLPE!
São Paulo, às 15 h de 23 de junho de 2012
Comissão Executiva da Corrente O Trabalho do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário