quinta-feira, 27 de junho de 2013

Diabetes mata uma pessoa por hora em SP

Em 2012, mais de 21 mil pessoas foram internadas pelo SUS no Estado por complicações da doença; prevenção e controle são fundamentais 

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, em média, uma pessoa morre a cada hora no Estado de São Paulo vítima de complicações do diabetes. Foram 9.562 óbitos pela doença registrados em 2012, 5% a menos que no ano anterior.

Também no ano passado houve 21.981 internações por diabetes em hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) de São Paulo.

A diabetes é causada pela falta ou falha de produção da quantidade suficiente de insulina que o corpo precisa pelo pâncreas. Isso causa um aumento dos níveis de açúcar ou de glicose no sangue.

Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa. Por isso é importante que se fique atento quanto aos principais sintomas: cansaço, perda de líquido, aumento de fome e sede e má circulação do sangue.

“Muitas pessoas vivem de três a cinco anos sem saber que possuem a doença”, alerta Renata Faco Amoedo Coelho, endocrinologista do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, unidade da Secretaria localizada no bairro de Heliópolis, zona sul da capital paulista.

A prevenção e o controle da diabetes são fundamentais para evitar suas complicações. Idade, histórico familiar, estresse, alimentação inadequada e sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Quando não controlada, a diabetes pode desencadear diversas complicações, como perda da visão a até mesmo alterações vasculares que podem levar à amputação, principalmente dos membros inferiores. Além disso, pessoas diabéticas são mais propensas a sofrerem ataques cardíacos e derrames.

O SUS fornece gratuitamente as insulinas para o controle do diabetes por meio das Unidades Básicas de Saúde municipais. Além do medicamento, é fundamental que o controle do diabetes alie atividade física, alimentação balanceada e acompanhamento médico regular.

http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/noticias/direita/diabetes-mata-uma-pessoa-por-hora-em-sp

Comentário do Blog:
Existe uma relação que a maioria da área médica esconde sobre açúcar (industrializado) e a diabetes. Por isso, recomendo a leitura do livro:

Sugar Blues: o Gosto Amargo do Açúcar

que pode ser baixado no link: http://www.elivrosgratis.com/download/210/Sugar-Blues--o-Gosto-Amargo-do-Acucar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário